domingo, 23 de agosto de 2009

Tarefa 1_TEC1

A relação das novas tecnologias com a sociedade


O homem atingiu a era da tecnologia e virtual conhecendo o poder da comunidade, relacionada a capacidade de produzir e fazer circular informações. Segundo Turkle (1997: 12) o mundo virtual e suas tecnologias estruturam a sociedade em uma oposição bipolar, entre a rede e o ser.
São inúmeros os pontos (tantos positivos quanto negativos) que as tecnologias oferecem à humanidade. É o que vivemos hoje: Cartões modernos, voto eletrônico, instrumentos musicais altamente modernos, aparelhos em stúdios de gravação que “consertam” os erros de afinação, acesso a conta bancária via computador e telefone, aparelhos domésticos que minimizam o trabalho do dia-a-dia. São estes e outros exemplos que confirmam a presença da tecnologia na vida e dia-a-dia de cada ser humano. Dizer que as tecnologias transformaram ou transformam a sociedade não seria de certa forma a real situação, pois, a humanidade é quem se transforma para saciar e manter sua necessidade pelo conforto proporcionado pelas tecnologias.
Analisando os pontos positivos podemos ver os avanços da medicina, o conforto domicrliar, a Educação a Distância que hoje proporciona oportunidades a quem jamais teria condições de cursar uma facudade, os programas / jogos on line que permitem se formar familias virtuais, casas, filhos, emprego, casamento com pessoas que estejam do outro lado do mundo, ou seja, se faz muito, pode-se ir muito longe sentado em um poltrona ou à frente de computador. E é esse o lado negativo, pois o que mais se vê crescendo é o comodismo humano com sí proprio devido a tando conforto e soluções fáceis para os mais variados problemas. Para muitos não ha mais a necessidade de enfrentar uma fila de um banco, pois o atendimento on line resolve quase toda a vida bancária do indivíduo. Nos grandes centros não há mais a necessidade de subir escadas, pois a escada rolante realiza todo o esforço fisico por nós. Grande parte dos encontros entre amigos não ocorre mais no parque, mas sim no msn. Enfim, o homem hoje se coloca na posição de que precisa e depende da tecnologia para viver, sem perceber que pode ser que um dia essa “necessidade e dependência” da tecnologia contribui para um estado fisiológico de vida de menor qualidade.
Para Pierre Lévy (1999) através das tecnologias (mundo virtual) são construídos laços de amizades, uma nova sociabilidade e sem falar nas trocas de conhecimentos. Lembrando que os usuários dessas tecnologias, principalmente a internet, podem pesquisar, discutir, se informar, e isso tudo sem a necessidade de sair de casa.




Referências bibliográficas

Os movimentos sociais da cibercultura, A rede é a mensagem – Fátima Burgos


Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário